Loading...

Nossa História

Nossa História

Etec de Rio Grande Da Serra

Em outubro de 2014 foi inaugurada a Etec de Rio Grande da Serra localizada no município que nomeia esta nova unidade escolar. O espaço onde hoje a escola é sediada, funcionava o Centro Social Urbano, clube que ao longo do tempo deixou de cumprir sua função social, dando oportunidade para que a Prefeitura do município realizasse uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo, e mais especificamente com o Centro Paula Souza para o planejamento e implantação da unidade escolar. No primeiro momento a escola inicia suas atividades como extensão da ETEC Júlio Mesquita de Santo André. A Prof. Suely de Campos França Magini foi quem capitaneou a implantação desta nova unidade escolar do Centro Paula Souza. Em outubro de 2014 o governador do Estado de São Paulo decreta a criação da Etec de Rio Grande da Serra, e nomeia o Prof.Cláudio Kubilius como Diretor da unidade. A escola iniciou suas atividades ofertando duas habilitações técnicas: Técnico em Administração e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e tem como meta a implantação de novos cursos, como o curso Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Edificações. Em 2016 foi realizada a implantação do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio contribuindo com a proposta de ampliação de cursos técnicos na unidade escolar e ainda com uma miscigenação no perfil da clientela.

Dando andamento ao processo de ampliação em 2017 a Etec de Rio Grande da Serra implantou dois cursos novos o Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e o curso Técnico em Recursos Humanos. O desejo da comunidade escolar da Etec de Rio Grande da Serra é que ela seja uma referência na região do ABC e para que isso ocorra, entende-se que devemos posicioná-la como um espaço diferenciado para a aprendizagem e para tanto, o corpo docente dedica-se a encontrar estratégias de ensino diferenciadas que são compartilhadas, propiciando um trabalho interdisciplinar entre os componentes curriculares e agregando valor ao ambiente de trabalho estabelecendo um clima agradável e saudável, pois tais fatores são essenciais para o bem estar da coletividade e culminam em atividades de ensino e aprendizagem significativas.

Vários são os exemplos de projetos desenvolvidos na Etec de Rio Grande da Serra, quais sejam: Campanha do Agasalho que envolve a escola como um todo, Projeto interdisciplinar denominado OSCAR ETEC envolvendo todos os primeiros módulos com o componente curricular Aplicativos Informatizados, Dia da Gestão Empresarial, com os alunos de todos os módulos da área de Administração do componente Gestão de Pessoas, sendo que tal processo culminou em um intenso e completo trabalho interdisciplinar e este foi aberto a toda comunidade, incluindo empresários da região e prestadores de serviços, Dia do Profissional de TI envolvendo todas as turmas de Manutenção e Suporte em Informática e aberto a comunidade, inclusive com visitas monitoradas das escolas da rede da região.

O ano de 2018 foi marcado pela mudança da legislação que regula a oferta do ensino médio e neste sentido, o Centro Paula Souza sai na vanguarda e inicia um novo modelo para cumprir a nova legislação vigente, oferecendo o ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICA – MTEC, o qual a ETEC de Rio Grande da Serra optou pela implantação neste ano com a habilitação do Técnico em Administração.